quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Deuses

Não, não é um post artístico e dramático, perdão, rs. Mas o blog é meu, e resolvi postar minha opinião sobre deuses.
Pois bem, não encaro os deuses como seres transcendentais (como o Deus cristão). Não acredito que sejam super humanos que criaram os humanos. O homem veio da Natureza, e a Natureza é a Deusa, portanto os deuses. Acredito que o céu belo, trevoso e noturno sempre esteve lá, exercendo seu papel de sempre, e apenas depois foi chamado de Nyx. E assim com todos os deuses.
Isso estende uma pergunta do tipo "se você acredita que deuses são tão 'humanos', como você explica a relação de Zeus com os raios, de Aine com fadas, de Lir com o mar?".
Porque o homem é a natureza, faz parte dela. Suas emoções, seus instintos, sua vida inteira é uma manifestação da natureza. As coisas externas são internas, e vice-versa. O homem é um microcosmo. E um macrocosmo também. Tudo está relacionado.
Portanto, deuses são interpretações da mente? São, mas o universo é mente. Portanto os deuses estão no universo.
Eles existem tanto quanto o copo que está do meu lado, tanto quanto a cama na qual eu estou sentado, quanto eu. Tudo existe. 
Destaco, porém, que suas variações tenham sido determinadas por arquétipos. E esses arquétipos, sim, são algo externo ao homem, algo que, de alguma forma, o influenciou, e influencia até hoje.
Inclusive, eu ligo os arquétipos com os deuses relacionados à outros planos (Aine, Tiamat, et cetera).

Enfim, posso estar errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário